Tecnologia como inclusão educacional

 



Tecnologia como inclusão educacional

Escola inclusiva é a que deixa de segregar seu aluno com necessidades especiais e passa a acolhê-lo, proporcionando um convívio harmonioso com os demais alunos e toda a comunidade escolar, fazendo com que seus direitos sejam preservados. Esse acolhimento inclusive, está previsto no Plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de pessoas com deficiência e com qualquer necessidade especial de frequentar ambientes educacionais inclusivos sem discriminação.

O aluno com deficiência possui necessidades educacionais específicas que a sala de aula comum, muitas vezes não oferece. No entanto, para que esse aluno tenha a possibilidade de construir o conhecimento escolar de acordo com sua necessidade, o gestor deverá organizar sistemas de ensino que sejam voltados à diversidade. Essa adaptação será o princípio da acessibilidade que garantirá a igualdade de direitos e a equidade de oportunidade às pessoas com deficiência. No processo de inclusão se faz necessário oferecer possibilidades de socialização para a pessoa com deficiência, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo.

Com referência ao caso apresentado sobre o aluno com deficiência visual em uma aula de geografia, o professor poderá usar a tecnologia assistiva - “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, SEDH, 2007)”.

Para tanto, é importante que a própria pessoa com deficiência aponte aquilo que é relevante para a acessibilidade com base em sua experiência. Nem todo cego conhece o Braille, portanto adaptar um livro para Braille muitas vezes não surtirá o efeito desejado. Com certeza, adaptar o livro para um áudio-livro seria a proposta mais viável, pois este apresentaria a paisagem para o aluno com deficiência de um modo mais construtivo. No entanto, já existem softwares com sintetizadores de voz que leêm os livros automaticamente.

A tecnologia assistiva ajuda pessoas com deficiência a terem maior mobilidade e independência tornando-as incluídas na sociedade e ampliando seus horizontes e suas habilidades de se comunicar, rompendo assim barreiras que limitam o acesso às informações.


Autora - Viviane Maria Cozeto
Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho


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