Processo educacional tecnológico na pandemia
Processo
educacional tecnológico na pandemia.
A
pandemia causada pelo covid 19 alterou as dinâmicas sociais, como o trabalho,
os estudos e o lazer. Para que não houvesse a proliferação da doença, se fez
necessário o isolamento social. Sendo assim, as escolas de todo país
suspenderam as aulas presenciais e buscaram alternativas para que o processo
educacional não ficasse prejudicado, buscando o ensino remoto como opção.
Em
2020 as aulas começaram de modo presencial passando a remoto em um momento em
que a busca por alternativas se tornou evidente as dificuldades e desigualdades
sociais no país. As escolas e professores tiveram que se reinventar, aprender,
conduzir e estimular os alunos em um momento crítico para a humanidade. As
pessoas envolvidas no processo de ensino remoto não estavam preparadas,
principalmente sobre a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do
processo.
O
ensino remoto por meio de ferramentas online, foi e ainda é muito desafiador
para professores e alunos. Muitos professores buscaram alternativas criativas para
apresentar novas ferramentas, com o objetivo de garantir a qualidade na
formação. As práticas educativas tiveram que ser aperfeiçoadas e adaptadas à
realidade do aluno, assim como a utilização de redes sociais e aplicativos para
facilitar o engajamento dos alunos no novo processo educacional. Não podemos
ignorar que vivemos em uma era da informação e que temos que superar o modelo
tradicional de ensino.
Os
novos desafios do ensino-aprendizagem levaram o professor a criar frente às
adversidades da tecnologia, adaptando-se às novas exigências para alcançar seu
objetivo que é alcançar e estimular o aluno, “[...] se ensinar dependesse só de
tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo. Elas são
importantes, mas não resolvem as questões de fundo” (MORAN, 2007, p. 12).
No
atual ensino remoto, acredito que o “estudo de caso” seja uma maneira
interessante de estimular e desafiar o aluno na busca de informações a da
análise minuciosa e objetiva de uma situação real ou fictícia, que necessita
ser investigada. Esse tido
de estratégias motivam as habilidades
de análise, interpretação e pensamento crítico. A resolução de problemas busca
a aplicação de conhecimento científico e de argumentos que fomentem sua
explicação.
Autora - Viviane Maria Cozeto
Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho
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