Processo educacional tecnológico na pandemia

 

 

Processo educacional tecnológico na pandemia.

 

A pandemia causada pelo covid 19 alterou as dinâmicas sociais, como o trabalho, os estudos e o lazer. Para que não houvesse a proliferação da doença, se fez necessário o isolamento social. Sendo assim, as escolas de todo país suspenderam as aulas presenciais e buscaram alternativas para que o processo educacional não ficasse prejudicado, buscando o ensino remoto como opção.

Em 2020 as aulas começaram de modo presencial passando a remoto em um momento em que a busca por alternativas se tornou evidente as dificuldades e desigualdades sociais no país. As escolas e professores tiveram que se reinventar, aprender, conduzir e estimular os alunos em um momento crítico para a humanidade. As pessoas envolvidas no processo de ensino remoto não estavam preparadas, principalmente sobre a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo.

O ensino remoto por meio de ferramentas online, foi e ainda é muito desafiador para professores e alunos. Muitos professores buscaram alternativas criativas para apresentar novas ferramentas, com o objetivo de garantir a qualidade na formação. As práticas educativas tiveram que ser aperfeiçoadas e adaptadas à realidade do aluno, assim como a utilização de redes sociais e aplicativos para facilitar o engajamento dos alunos no novo processo educacional. Não podemos ignorar que vivemos em uma era da informação e que temos que superar o modelo tradicional de ensino.

Os novos desafios do ensino-aprendizagem levaram o professor a criar frente às adversidades da tecnologia, adaptando-se às novas exigências para alcançar seu objetivo que é alcançar e estimular o aluno, “[...] se ensinar dependesse só de tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo. Elas são importantes, mas não resolvem as questões de fundo” (MORAN, 2007, p. 12).

No atual ensino remoto, acredito que o “estudo de caso” seja uma maneira interessante de estimular e desafiar o aluno na busca de informações a da análise minuciosa e objetiva de uma situação real ou fictícia, que necessita ser investigada. Esse tido de estratégias motivam as habilidades de análise, interpretação e pensamento crítico. A resolução de problemas busca a aplicação de conhecimento científico e de argumentos que fomentem sua explicação.

 

 Autora - Viviane Maria Cozeto

Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAKE NEWS – As mudanças causadas na sociedade pelos Meios de Comunicação.

Rede Urbana e Saneamento Básico

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Qualquer semelhança não é mera coincidência!!!! PARTE 2