Novas metodologias
Novas metodologias
O planejamento é o processo pelo
qual o professor articula a atividade de sua docência para uma melhor interatividade
com seus alunos. Este se torna uma atividade de reflexão sobre nossas ações em
uma sala de aula. É através do planejamento e da pesquisa que conseguiremos uma
didática mais dinâmica para alcançarmos as necessidades de nossos alunos.
O professor deve ter uma postura
reflexiva e crítica sobre sua didática, assumindo uma importância
conscientizadora de transformação, e assim atuando nas mudanças necessárias em
uma sociedade.
O planejamento da aula, item essencial,
é o conteúdo a ser ensinado. Segundo Libâneo (2013), os conteúdos são um
conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e
atitudinais de atuação histórico-social, organizados pedagogicamente e
didaticamente em matérias de ensino, tendo em vista o processo de construção do
conhecimento pelos alunos e suas relações com o contexto vivido. Neste
contexto, o autor coloca os conteúdos como conhecimentos que surgem da prática
social e histórica da sociedade, colaborando no desenvolvimento de habilidades.
Com referência a proposta feita
pelos alunos na apresentação do caso, sugerimos o uso da tecnologia, que não
veio para substituir o professor e sim
para servir de ferramenta educacional para promover a didática em um
aprendizado onde os alunos consigam interagir, despertando a importância das
pesquisas e do uso das tecnologias. O professor deve criar um vínculo com seus alunos, priorizando
o interesse dos mesmos. Esse caminho
fará com que sejam motivados e consequentemente motivarão seus alunos quando de
sua formação.
Sugerimos o uso da gamificação, os
jogos digitais são ricos, pois envolvem todos os processos de uma formação de
audiovisual como fotografias e efeitos sonoros, entretendo e estimulando o
aluno em sua formação docente.
Autora - Viviane Maria Cozeto
Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho
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