Dislexia
Dislexia
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, “dislexia
do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de
origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso
e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas
dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da
linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas”.
Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.
A dislexia é um distúrbio de difícil identificação e
requer tempo para ser diagnosticado, entendido e tratado. Nesses casos, o
professor é um elemento essencial para a inclusão de alunos com este distúrbio
juntamente com o profissional de psicopedagogia, auxiliando-o para que este
consiga ter a possibilidade de incluir e dar oportunidades aos alunos dislexos
de conviverem com outros estudantes, dentro de suas limitações.
O profissional de psicopedagogia estabelece uma
integração e será um agente de transformação com o apoio de uma equipe multidisciplinar,
para que o estudante seja orientado e principalmente, em conjunto com a
família, possam conviver em sociedade com menos preconceito.
Segundo Ito “em relação aos
professores, o psicopedagogo pode realizar orientações específicas a uma
situação-problema vivenciada por eles. Pode também sugerir ações pedagógicas
que auxiliem os professores e fornecer informações especializadas sobre as
características do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e perceptivo
motor dos diferentes níveis de escolarização. Pode auxiliar os professores a
adquirirem uma consciência de seu papel e dos recursos necessários para
trabalhar com os desafios escolares (ITO, 2013, p. 13)”.
Assim, colocamos que o uso da
tecnologia como gravador, calculadora, indicação de filmes, teatro, e
principalmente recursos digitais nas séries mais avançadas e também o uso da oralidade é essencial em salas com
crianças dislexas. O uso da tecnologia poderá ser realizado fora da escola,
incluindo a família no processo de aprendizagem das pessoas com dislexia.
Incentivar a autoconfiança e respeitar o ritmo de aprendizado da criança, são
fatores essenciais para que as mesmas se tornem independentes no processo de
ensino aprendizagem.
Autora - Viviane Maria Cozeto
Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho
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