Dislexia

 

Dislexia

 

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, “dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas”. Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

A dislexia é um distúrbio de difícil identificação e requer tempo para ser diagnosticado, entendido e tratado. Nesses casos, o professor é um elemento essencial para a inclusão de alunos com este distúrbio juntamente com o profissional de psicopedagogia, auxiliando-o para que este consiga ter a possibilidade de incluir e dar oportunidades aos alunos dislexos de conviverem com outros estudantes, dentro de suas limitações.  

O profissional de psicopedagogia estabelece uma integração e será um agente de transformação com o apoio de uma equipe multidisciplinar, para que o estudante seja orientado e principalmente, em conjunto com a família, possam conviver em sociedade com menos preconceito.

Segundo Ito “em relação aos professores, o psicopedagogo pode realizar orientações específicas a uma situação-problema vivenciada por eles. Pode também sugerir ações pedagógicas que auxiliem os professores e fornecer informações especializadas sobre as características do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e perceptivo motor dos diferentes níveis de escolarização. Pode auxiliar os professores a adquirirem uma consciência de seu papel e dos recursos necessários para trabalhar com os desafios escolares (ITO, 2013, p. 13)”.

Assim, colocamos que o uso da tecnologia como gravador, calculadora, indicação de filmes, teatro, e principalmente recursos digitais nas séries mais avançadas e também o  uso da oralidade é essencial em salas com crianças dislexas. O uso da tecnologia poderá ser realizado fora da escola, incluindo a família no processo de aprendizagem das pessoas com dislexia. Incentivar a autoconfiança e respeitar o ritmo de aprendizado da criança, são fatores essenciais para que as mesmas se tornem independentes no processo de ensino aprendizagem.


Autora - Viviane Maria Cozeto

Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAKE NEWS – As mudanças causadas na sociedade pelos Meios de Comunicação.

Rede Urbana e Saneamento Básico

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Qualquer semelhança não é mera coincidência!!!! PARTE 2