A Arte como identidade cultural

 A Arte como identidade cultural

O ensino da disciplina de Arte na escola é de grande importância para o desenvolvimento do educando ao ser utilizado nos processos de desenvolvimento cognitivo, da aprendizagem e na socialização. A arte ao ser inserida no ambiente escolar em conjunto com os processos culturais, auxiliará no desenvolvimento e na elaboração de uma linguagem própria. A sociabilidade da criança e do adolescente é o ponto de partida de suas interações sociais com o entorno.

Sobre a sociabilização, Vygotsky (1982-1984, v. IV, p. 281) escreveu, em 1932: “É por meio de outros, por intermédio do adulto que a criança se envolve em suas atividades. Absolutamente, tudo no comportamento da criança está fundido, enraizado no social. [E prossegue:] Assim, as relações da criança com a realidade são, desde o início, relações sociais. Neste sentido, poder-se-ia dizer que o bebê é um ser social no mais elevado grau. A sociabilidade da criança é o ponto de partida de suas interações.”

É papel do professor de arte utilizar atividades artísticas que possibilitarão que estas interações sociais ocorram em diversos ambientes da escola e não somente em sala de aula. Pois, a socialização no cotidiano de aprendizagem da criança, assimilada de maneira adequada, proporcionará seu desenvolvimento cognitivo. Para isso, a interdisciplinaridade deverá ser levada em consideração para que os projetos e eventos culturais na escola tenham êxito. As interações artísticas na escola, além de ajudarem no desenvolvimento da aprendizagem auxiliam na constituição do sujeito dentro da sociedade, onde a arte é a expressão das identidades culturais.

Podemos exemplificar que a produção de projetos musicais fará com que o aluno entenda melhor o comportamento e atitudes sociais de uma época. Com o tema Tropicália, por exemplo, onde será trabalhada a interdisciplinaridade, os alunos irão aprender o que foi o movimento musical e qual a sua importância histórica no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960.As matérias de geografia, história, língua portuguesa, sociologia poderão participar, onde as pesquisa individuais e em grupo serão de suma importância assim como seminários.

Para Piaget o indivíduo é produto do meio e a construção do conhecimento se dá mediante a interação do sujeito com o ambiente ao qual ele está inserido, isso levando em consideração as suas condições cognitivas e as condições ambientais. Assim, a música, sendo uma das formas de representação simbólica, permite o conhecimento, através de sua riqueza e diversidade, das relações afetivas, cognitivas e sociais.


Autora - Viviane Maria Cozeto

Revisão - Francisco Orlando Cozeto Filho

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