Globalização - Milton Santos


"O sonho obriga o homem a pensar" (Milton Santos)
Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926 em Brotas de Macaúbas, Bahia. Formado em Direito, sempre lecionou geografia nas escolas de ensino médio da Bahia. Em 1958, concluiu doutorado em geografia, na Universidade de Strasbourg, França.
 A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.O geógrafo é um profissional que trabalha para solucionar questões humanas e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Em 1994, Milton Santos recebeu o "Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud", considerado o maior prêmio da área. O Prêmio Internacional Vautrin Lud foi instituído pelo Festival Internacional de Geografia, em Saint-Dié-des-Vosges(França), é conferido por um júri de cinco especialistas , que todos os anos premiam uma personalidade eminente no campo da geografia.É considerada a maior distinção neste campo científico, para o qual não existe o Prêmio Nobel. Foi concedido pela primeira vez em 1991.
Faleceu em 24 de junho de 2001, em São Paulo.
Algumas Obras de Milton Santos: Pobreza urbana (1978); O espaço dividido: dois circuitos da economia urbana (1979); Manual de geografia urbana (1981); Ensaios sobre a urbanização latino-americana (1982); A Urbanização Brasileira (1993);Por uma Outra Globalização (2000).


https://www.youtube.com/watch?v=if31JG-cBtQ (Análise do documentário:Globalização - Milton Santos)

Comentários

  1. Tive a honra de conhecer o professor Milton Santos pessoalmente... uma pessoa extraordinária, com um modo de falar que expressava franqueza, reflexão e assertividade. Um filósofo da Geografia, atuou em muitos lugares (e países), que faz muita falta ao Brasil principalmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAKE NEWS – As mudanças causadas na sociedade pelos Meios de Comunicação.

Rede Urbana e Saneamento Básico

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Qualquer semelhança não é mera coincidência!!!! PARTE 2